TreeSize Free

TreeSize Free

Fala Pessoal!

Mesmo nos tempos atuais que terabytes já são uma realidade, a falta de espaço ainda é muito recorrente em diversos ambientes, então hoje resolvi trazer uma dica para o pessoal que faz a administração de ambientes Microsoft e sempre se depara com servidores / computadores com pouco espaço livre.

O Windows, na maior parte das suas distribuições, requer no mínimo 10% de espaço livre, e como não temos nenhuma ferramenta nativa para ajudar a identificar os arquivos ofensores, eu acabo usando o “TreeSize Free”, um software Freeware para analise de espaço em disco.

Para baixar o programa, basta acessar o site, clicar em Free Download e instalar na sua maquina.

Durante a instalação (quando será solicitado a escolher entre os idiomas inglês e alemão; lamento, mas não há versão em português), peça para criar uma entrada no menu de contexto do Windows Explorer.

Depois de instalado, basta abrir a pasta onde tem acesso de arquivos e clicar com o botão direito sobre ela e, no menu de contexto, clique na entrada “TreeSize”.

Uma outra opção é abrir o programa clicando sobre seu ícone e solicite que ele examine o conteúdo da pasta que você escolher).

Aparecerá uma janela com uma árvore hierárquica listando o conteúdo da pasta selecionada em ordem decrescente de tamanho, o que torna uma moleza encontrar possíveis candidatos à poda.

Hoje, o hábito de guardar inutilidades em unidades de armazenamento internas está tão arraigado e disseminado que o TreeSize tende a se tornar uma ferramenta indispensável, principalmente, tendo em vista a inexistência de uma ferramenta nativa para realizar o mesmo processo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *